Psicologia Clínica e da Saúde

A Psicologia Clínica no CDIJA tem um papel fundamental no tratamento de crianças em idade pré-escolar, escolar e adolescentes. Esta área da psicologia intervém na prevenção, investigação, diagnóstico, prognóstico e tratamento de problemáticas que afetem/ condicionem o bem estar e o desenvolvimento das crianças e jovens.

 

A sua intervenção é realizada em complementaridade com a pedopsiquiatria e as suas atribuições específicas passam pela realização de avaliações psicológicas e acompanhamento psicológico e psicoterapêutico.

 

A Intervenção psicoterapêutica envolve a estreita articulação com outras terapias existentes no CDIJA, com técnicos de outras áreas e serviços da comunidade, com o objetivo de promover relações mais saudáveis e autênticas, de forma a garantir a segurança e autonomia da criança ou adolescente e a sua família.

Valorizamos muito a orientação parental que envolve a intervenção junto dos principais cuidadores da criança ou adolescente, no sentido da promoção de uma parentalidade consciente e positiva.

 

Indicações para a Consulta de Psicologia Clínica:

Perturbações do Neurodesenvolvimento:

  • Perturbações do Desenvolvimento Intelectual (Défice Cognitivo);
  • Perturbações do Espetro do Autismo;
  • Perturbações de Hiperatividade/ Défice de Atenção
  • Perturbação de Aprendizagem Específica (Dislexia, Discalculia, Disgrafia);
  • Perturbações de Tiques;
  • Outras Perturbações do Neurodesenvolvimento;

Perturbações de Ansiedade;

Perturbações de Humor/Depressivas;

Perturbações Obsessivo – Compulsivas e Perturbações Relacionadas;

Perturbações da Alimentação e da Ingestão;

Perturbações de Eliminação;

Perturbações do Sono-Vigília;

Disforia de Género (Disforia de género em crianças e adolescentes);

Perturbações Disruptivas, do Controlo dos Impulsos e do Comportamento;

Quando procurar um Psicólogo Clínico:

Não consegue fazer o que as crianças da idade dele já fazem?

Muito dependente das figuras parentais?

Tem dificuldades de aprendizagem?

Desinteresse marcado pela escola?

Recusa em ir à escola ou registo frequente de faltas?

Dificuldade na leitura e na escrita e na sua aquisição?

Demonstra excessiva lentidão na realização das atividades?

Dificuldade em focar atenção nas atividades?

Esquece de realizar os T.P.C. e não consegue manter o seu espaço organizado?

Apresenta ansiedade/medos excessivos que interferem com o seu dia a dia?

Nos últimos tempos tem mostrado tristeza, apatia ou desinteresse?

Isola-se e não brinca com os pares?

Recusa em participar em atividades de grupo?

Nunca para e anda sempre com a cabeça no ar?

Faz muitas birras ou irrita-se facilmente?

Dificuldade em cumprir regras e/ou desafia constantemente as figuras adultas?

Irrita-se facilmente com pequenas situações?

Faz mal ao seu próprio corpo?

Sofre/ realiza bullying?

Tem pesadelos ou dificuldade em dormir?

Come pouco ou come mal?

Não gosta do seu corpo?

Tem dificuldade em controlar o chichi ou cocó de dia e/ou de noite?