Gestão em Tempos de Mudança

O CDIJA – Centro de Desenvolvimento Infanto-Juvenil dos Açores, é constituído por uma equipa com mais de 50 colaboradores que se encontram distribuídos por mais do que uma ilha dos Açores e em diferentes locais do Continente (Direção do CDIJA e equipa de Pedopsiquiatria). Trabalhar à distância não é uma novidade, mas nesta fase de teletrabalho nunca nos sentimos tão próximos. A realidade é tão global que permite uma identificação que supera qualquer distanciamento geográfico.

Sendo uma equipa muito jovem, a consciência das limitações impostas por um agente externo, como um vírus desta natureza, não acessível à nossa vontade, fez com que a auto-responsabilização se aliasse à proatividade! Assiste-se mesmo a um acelerador de competências que tem permitido quebrar muitas resistências, tornando os colaboradores mais livres de explorar, propor e assumir projetos individuais e coletivos!

Com os diferentes departamentos do CDIJA a dar o seu melhor, rapidamente surgiu toda uma estrutura de apoio ao teletrabalho, ativação das consultas individuais em formato online, reforço da presença nas redes sociais, garantindo uma divulgação, de maior alcance, de estratégias promotoras da saúde infantojuvenil (#ocdijaoseulado).

Com diferentes modalidades (tertúlias, webinar, participação em congressos em formato virtual, etc), assistimos a um esforço coletivo em dar resposta às necessidades sentidas pelo trabalho diário com as crianças, famílias, escolas, lares e todas as entidades pertencentes à nossa rede envolvente.