Dia Mundial da Motricidade Orofacial

Sabia que existe uma relação direta entre: Fala, Respiração, Mastigação, Deglutição e Sucção? 

A Motricidade Orofacial é uma área da Terapia da Fala que estuda os movimentos relacionados com boca e face. Tem por base a prevenção, avaliação, diagnóstico e reabilitação das funções estomatognáticas: a respiração, que pode provocar alterações craniofaciais e de oclusão, nomeadamente à forma do maxilar e mandibula pela alteração do posicionamento da língua durante a respiração oral (pela boca), originando alterações da arcada dentária sendo, por isso, fundamental avaliar o tipo e modo respiratório. 

Estimular a sucção (não nutritiva) pode antecipar o início da alimentação por via oral e promover a evolução da sucção no recém-nascido de pré-termo, promover uma maior eficácia nesta função vai contribuir para um desenvolvimento global mais adequado. 

As alterações da mastigação, levam à inadequação ou compensações de estruturas que são influenciadas pelo mastigar, daí ser necessário avaliar alguns parâmetros relacionados com esta função, nomeadamente a existência de ruídos associados ou o tipo de mastigação (uni ou bilateral). A deglutição pode estar alterada por uma respiração pouco funcional, comprometendo assim a musculatura e por consequência uma adaptação em engolir alimentos de diferentes consistências. Para adequar a fala na existência de alterações como omissões ou substituições de sons nas palavras, é necessário que haja harmonia anatómica entre as estruturas. 

Existem hábitos orais (roer unhas) e parafuncionais (morder objetos) que levam às alterações da estrutura facial, que por sua vez levam a alterações da função. 

O uso prolongado de chupeta ou a sução digital, por exemplo, poderão originar alterações na estrutura do palato e arcada dentária, que por sua vez contribuirá para uma mastigação e respiração inadequadas, bem como alterações na fala (articulação). 

O sucesso da intervenção do Terapeuta da Fala tem por base o trabalho multidisciplinar desenvolvido por vários profissionais da área da saúde, nomeadamente: Médicos dentista e otorrino, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Psicólogos. 

Ana de Brito e Rita Freitas | Terapeutas da Fala CDIJA