Dia Internacional Da Felicidade

“A nossa felicidade depende de coisas tão pequenas!” 

Oscar Wilde

 

O Dia Internacional da Felicidade, celebrado em todo o mundo a 20 de Março, foi conceitualizado pela Assembleia da ONU em 2012, com o objetivo de defender a felicidade enquanto um dos objetivos fundamentais do ser humano. A determinação desta data é uma forma de reconhecer a relevância da felicidade, bem-estar e liberdade individual como metas universais de desenvolvimento das nações, constituindo um novo paradigma de desenvolvimento mundial.

Mas o que é a Felicidade? O significado de Felicidade em qualquer dicionário, passa por um estado de satisfação, equilíbrio e harmonia associados ao bem-estar espiritual e paz interior, promovidos por emoções e atitudes positivas. Contudo, a Felicidade é um conceito muito subjetivo, que varia de pessoa para pessoa e assume aspetos e caraterísticas diferentes em cada momento da nossa vida. O padrão da nossa Felicidade está fortemente vinculado a fatores externos, mas a chave são os nossos pensamentos, comportamentos e atitudes intencionais.

Muitas vezes, por medo, não nos permitimos ser felizes. Mas a Felicidade é também saber estar infeliz. É experimentar sentimentos como a raiva, a solidão e a tristeza, abraçá-los e aceitá-los como parte de nós.

Quando foi a última vez que se permitiu ser feliz? Independentemente do que pensa que seja motivo para que não possa sorrir e por mais que pareça que a maré luta contra a sua Felicidade, sorria. Mesmo quando não for possível sorrir, sorria. Não feche as portas a este bem tão precioso que é a Felicidade. A maré muda e quando se der conta, afinal não era a maré que o impedia de ser feliz, mas o não saber qual caminho seguir e acreditar que era a maré que estava contra si.

Permita-se ser feliz, porque a Felicidade não se encontra mas sim cria-se todos os dias. Como escreveu Oscar Wilde, a nossa Felicidade depende de coisas tão pequenas!

Então que possamos sorrir e abrir espaço para a Felicidade nas nossas vidas.

Que não deixemos para amanhã.

Sejamos felizes!