Dia Europeu da Terapia da Fala

“Para comunicarmos eficazmente, devemos perceber que somos todos diferentes na forma como percecionamos o mundo e usar esse entendimento como um guia para comunicarmos com os outros.” (Tony Robbins)

Muito para além da Fala… O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela identificação, prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana e da alimentação, englobando as funções associadas à comunicação, linguagem, articulação, voz, fluência, leitura e escrita, motricidade orofacial e deglutição (IALP, 2010; Healy, 2014). Atuando desde o nascimento à 3ª idade, o papel do Terapeuta da Fala passa por potenciar e otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição dos indivíduos, promovendo o bem-estar e melhorando a sua qualidade de vida (ASHA, 2007). 
Este ano, o tema escolhido para assinalar este dia foi “Comunicação Aumentativa e Alternativa – Pelo direito à Comunicação”!
Comunicar é muito mais do que falar! A Comunicação é um processo natural através do qual temos a possibilidade de nos relacionarmos com os outros. Comunicar implica a existência de um emissor, de um recetor e de uma mensagem a ser transmitida através de um código. Consoante as particularidades de cada indivíduo, o meio e o código de transmissão da mensagem podem variar. 
Por vezes, determinadas patologias podem comprometer a utilização da fala como meio de comunicar com os outros! 
O PECS (Picture Exchange Communication System), conhecido como sendo um Sistema de Comunicação por Troca de Imagens, visa potenciar a comunicação interpessoal, maioritariamente em indivíduos com graves dificuldades ao nível da comunicação verbal oral. É um sistema de símbolos que associa sons a imagens, os quais devem ser adaptados aos interesses de cada indivíduo, de forma a garantir a sua motivação e facilitar o processo de compreensão da mensagem (Soares, 2006).
O Terapeuta da Fala pode, deste modo, fazer toda a diferença, assumindo um papel de extrema importância no processo de comunicação! 

Joana Costa Raposo/ Terapeuta da Fala
Cdija