A carregar Eventos

Eventos anteriores

Eventos Search and Views Navigation

Pesquisar Eventos

Eventos Search

Fevereiro 2022

Curso em Programa de Estimulação de Pré-requisitos para a Leitura e Escrita (20% de Desconto)

15 Fevereiro 6:00 pm - 18 Julho 10:00 pm
Sala Virtual Portugal
190€
(Oferta do Kit Pedagógico: Brinca e lê – Programa de estimulação de pré-requisitos para a leitura e escrita.)
O Curso em Programa de Estimulação de Pré-requisitos para a Leitura e Escrita permite adquirir e aprofundar conhecimentos teórico-práticos sobre as competências subjacentes ao desenvolvimento da leitura e escrita, através de uma abordagem multidisciplinar, que agrega as bases linguística, neurocognitiva, psicomotora e socioemocional, permitindo um entendimento global sobre os mecanismos subjacentes à aquisição destes processos. O curso integra a exploração do kit “Brinca e Lê” – programa de estimulação de pré-requisitos para a leitura e escrita, que permite o envolvimento ativo do formando na realização de dinâmicas e aplicação de estratégias e metodologias, que visam preparar as crianças para a aprendizagem da leitura e escrita, de forma lúdica, interativa e efetiva.

Julho 2021

Psicomotricidade por miúdos – aprender através do corpo e da ação

5 Julho, 2021 5:00 pm - 7 Julho, 2021 9:30 pm

Este curso tem como objetivo promover o conhecimento sobre a Psicomotricidade, enquanto área científica e de intervenção terapêutica.

Pretende-se proporcionar um contexto de aprendizagem ativo e prático, no qual os formandos devem adquirir a capacidade de relacionar e aplicar conteúdos teórico-práticos no âmbito da Psicomotricidade, na sua prática profissional, em contexto escolar.

Mais informações e inscrições aqui.

Brinca e Lê – Formação – Como preparar a criança para a entrada no mundo das letras.

1 Julho, 2021 9:00 am - 3 Julho, 2021 1:00 pm
Auditório do CDIJA, Avenida Natália Correia, nº51, 2º
Ponta Delgada, 9500-435 Portugal
+ Mapa do Google
Estão abertas as inscrições para a Formação do Brinca e Lê, promovida pelo CDIJA e creditada pela Entidade Formadora Forbia C. Formação.
Pode fazer a sua inscrição através do link: https://forms.gle/K28175C5MsX5sjUk9
Se é docente e pretende a creditação, deverá fazer o registo em https://formacao-ebia.edu.azores.gov.pt/ para a devida atribuição de créditos.

Maio 2020

Aprendizagem e Perturbações da Leitura e da Escrita

28 Maio, 2020 5:00 pm - 31 Maio, 2020 1:00 pm
Online(ZOOM) Portugal
120€ – 145€

INSCRIÇÕES EM:
https://forms.gle/qHeckSBWTktrzdGo8

FORMADOR:
Tânia Reis, Terapeuta de Fala, Relicário de Sons

 

TERMOS E CONDIÇÕES:
– A inscrição só será considerada válida após receção do respetivo comprovativo de pagamento.
– Nos casos de desistência a menos de 5dias úteis antes da data de início do curso, não será feita qualquer devolução, retendo-se o valor total do curso.

 

FORMA DE PAGAMENTO (transferência bancária):
IBAN: PT50 0018 2174 04073927020 86

Enviar cópia do comprovativo de pagamento para gestao@cdija.pt.
Em caso de dúvida, contatar via mail para niite@cdija.pt ou por telefone para: 296 385 707.

Abril 2020

MISSÃO TPC – Trabalhar Por Casa, Um kit de ferramentas práticas.

29 Abril, 2020 5:30 pm - 30 Abril, 2020 7:00 pm

Da coleção “MISSÃO TPC – Trabalhar por casa”, apresentamos duas sessões online destinadas a pais e educadores, que têm como objetivo fornecer um “kit de ferramentas práticas” para as aprendizagens do pré-escolar.
Como cada “caso é uma casa”, juntos vamos construir os alicerces das aprendizagens do 1º ciclo, que se edificam no pré-escolar.
Uma parceria entre o CDIJA e a Cooperativa de Ensino Colmeia.
Sessões online de 90 minutos

Aprendendo em casa – DAR PALAVRA ÀS APRENDIZAGENS DURANTE O PRÉ-ESCOLAR

DATA
29 de Abril de 2020

HORÁRIO
17h00 às 18h30

INSCRIÇÃO
Gratuita

Objetivos: Estratégias práticas para a estimulação da linguagem oral na componente expressiva e compreensiva, nos seus diferentes domínios: semântica, morfossintaxe, fonologia e pragmática.

Contributo do Educador e Terapeuta da fala.

Educadora: Mariana Magalhães
Terapeutas da Fala: Liliana Almeida e Patrícia Rodrigues

Público-Alvo – Profissionais que colaboram no Pré-escolar.

Inscrições em:

https://forms.gle/ATwGMdbTECKw1LRu7

Aprendendo em casa – DAR CORPO ÀS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR

DATA
30 de Abril de 2020

HORÁRIO
17h00 às 18h30

INSCRIÇÃO
Gratuita

Objetivos: Estratégias e atividades práticas para a estimulação de competências sensoriais, psicomotoras e cognitivas.

Contributo do Educador, Psicomotricista e Terapeuta Ocupacional

Educadora: Mariana Magalhães
Psicomotricista: Marta Lima Santos
Terapeuta Ocupacional: Catarina Garcia

Público-Alvo –  Pais e Profissionais que colaboram no Pré-escolar.

30 de Abril:

https://forms.gle/wa98WbmcLNjyACPp6

Março 2020

Referencial de Boas Práticas – As Perturbações da Aprendizagem Específicas e os Princípios da Educação Inclusiva

6 Março, 2020 3:30 pm - 5:00 pm
Auditório do CDIJA, Avenida Natália Correia, nº51, 2º
Ponta Delgada, 9500-435 Portugal
+ Mapa do Google

Título: Referencial de Boas Práticas – As Perturbações da Aprendizagem Específicas e os Princípios da Educação Inclusiva

Data: 06 de Março de 2020 – 15:30h

Localização: Auditório da Associação de Futebol de São Miguel

Descrição: Nesta obra são discutidas as temáticas das perturbações da aprendizagem específicas – dislexia, disortografia, discalculia e disgrafia; os sinais de alerta nos diferentes ciclos de ensino; o DUA– Desenho Universal da Aprendizagem; a avaliação compreensiva, a importância da equipa multidisciplinar no diagnóstico e intervenção. São também disponibilizados diversos materiais de apoio ao professor/educador e às famílias.
Joaquim Colôa, Henrique Santos, Ivo Peixoto, Marta Santos, Maria Graça Castanho foram alguns autores convidados que participaram neste projeto, sendo o projeto coordenado por Rita Simas Bonança, Tiago Medeiros e Tânia Botelho.

A apresentação da obra será realizada pela Professora Doutora Maria Graça Castanho e contará com a presença da Doutora Helena Serra- Presidente da Associação de Dislexia- Dislex.

Janeiro 2020

Formação | Avaliação e Intervenção nas perturbações dos sons da fala e da linguagem

24 Janeiro, 2020 9:00 am - 25 Janeiro, 2020 6:00 pm
Auditório do CDIJA, Avenida Natália Correia, nº51, 2º
Ponta Delgada, 9500-435 Portugal
+ Mapa do Google
75€

INSCRIÇÕES EM:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScXSPgmYyGPW410rIc9loIu-_FX_PUdAJ5—D74VLC2QaCVQ/viewform

 

FORMADORA:
Dra. Marisa Lousada

 

TERMOS E CONDIÇÕES:
– A inscrição só será considerada válida após receção do respetivo comprovativo de pagamento.
– Nos casos de desistência a menos de 5dias úteis antes da data de início do curso, não será feita qualquer devolução, retendo-se o valor total do curso.

 

FORMA DE PAGAMENTO (transferência bancária):
IBAN: PT50 0018 2174 04073927020 86

Enviar cópia do comprovativo de pagamento para niite@cdija.pt.
Em caso de dúvida, contatar via mail para niite@cdija.pt ou por telefone para: 914172432.

Novembro 2019

Formação Açores | Intervenção Cognitivo – Comportamental nas Perturbações Externalizantes da Infância e da Adolescência

28 Novembro, 2019 - 29 Novembro, 2019

Formação Açores | Intervenção Cognitivo – Comportamental nas Perturbações Externalizantes da Infância e da Adolescência

 

Localização: Auditório CDIJA – Ponta Delgada
Data e hora: 28 e 29 novembro // 09h00 às 16h00
Organização: CDIJA – Centro de Desenvolvimento InfantoJuvenil dos Açores
Valor de inscrição: 45€
Inscrições em : https://forms.gle/qwfGNzCJ8nGqhrYX6 

 

O pagamento deverá ser feito por transferência bancária para o NIB: 0018 2174 04073927020 86

Nota: Aceitam-se inscrições até dia 22 de novembro. As inscrições são limitadas às vagas existentes e são preenchidas por ordem de inscrição.

Em caso de desistência, não haverá lugar à devolução do valor da inscrição.

comprovativo de pagamento deverá ser entregue no ato de confirmação de presença no secretariado.

Outubro 2019

Formação Açores | A Observação do Corpo em Expressão: Leitura dos Sentimentos e Afetos

8 Outubro, 2019 9:00 am - 6:00 pm

Formação Açores | A Observação do Corpo em Expressão: Leitura dos Sentimentos e Afetos

A Intervenção: Atitude do Terapeuta, Posição do Terapeuta

 

Localização: Auditório CDIJA – Ponta delgada
Organização: CDIJA – Centro de Desenvolvimento InfantoJuvenil dos Açores
Valor de inscrição: 30€
Inscrições em : https://forms.gle/VyhN6pEeDdeCjj2r6

 

O pagamento deverá ser feito por transferência bancária para o NIB: 0046 017400 600 2910 2430

Nota: Aceitam-se inscrições até dia 3 de outubro. As inscrições são limitadas às vagas existentes e são preenchidas por ordem de inscrição.

Em caso de desistência, não haverá lugar à devolução do valor da inscrição.

comprovativo de pagamento deverá ser entregue aquando o levantamento da documentação do Simpósio.

Setembro 2019

Picture Exchange Communication System (PECS) – Formação Nível 1

5 Setembro, 2019 8:30 am - 6 Setembro, 2019 5:30 pm
190€

Localização: Anfiteatro da Associação de Futebol, Ilha de São Miguel
Organização: CDIJA – Centro de Desenvolvimento InfantoJuvenil dos Açores
Valor de inscrição: 190€
Inscrições em : https://forms.gle/z3N8HMd72NvZX9aj6

*No caso do participante ser familiar de pessoa com perturbação do desenvolvimento e faça prova dessa situação, o valor a pagar pela inscrição será de 160€

O pagamento deverá ser feito por transferência bancária para o NIB: 0046 017400 600 2910 2430

Nota: Aceitam-se inscrições até dia 31 de Julho. As inscrições são limitadas às vagas existentes e são preenchidas por ordem de inscrição.

Em caso de desistência, não haverá lugar à devolução do valor da inscrição.

O comprovativo de pagamento deverá ser entregue aquando o levantamento da documentação do Simpósio.

 

Integração Sensorial – Utilização de Estratégias Sensoriais em Diversos Contextos

4 Setembro, 2019 10:00 am - 6:00 pm

Título: Integração Sensorial – Utilização de Estratégias Sensoriais em Diversos Contextos
Data: 4 de setembro 2019 – 10:00 – 18:00
Localização: CDIJA (Avenida Natália Correia nº 51, 2º andar – Ponta Delgada, S. Miguel – Açores 9500-435 Portugal)
Custo: 55€ (+IVA)
Inscrições em: https://www.zensenses.org/evento/integracao-sensorial-acores/

Objetivos:
– Aprender conhecimentos básicos de integração sensorial;
– Saber adequar as modificações ambientais em contexto de jardim-de-infância, em contexto escolar e outros;
– Saber construir um cantinho sensorial.

Terapia pela Arte e Estimulação Cognitiva – Açores

4 Setembro, 2019 10:00 am - 6:00 pm

Título: Terapia pela Arte e Estimulação Cognitiva – Açores
Data: 4 de setembro 2019 – 10:00 – 18:00
Localização: CDIJA (Avenida Natália Correia nº 51, 2º andar – Ponta Delgada, S. Miguel – Açores 9500-435 Portugal)
Custo: 55€ (+IVA)
Inscrições em: https://www.zensenses.org/evento/terapia-arte-e-cognitiva-acores/

Objetivos:
– Aprender conhecimentos básicos da Terapia pela Arte e da Estimulação Cognitiva;
– Saber utilizar os materiais/equipamentos das atividades da forma mais adequada;
– Saber orientar uma sessão a fim de atingir os objetivos predefinidos para a mesma.

Junho 2019

Oficina de Formação: A Relação tudo Pode

3 Junho, 2019 - 14 Junho, 2019

Título: A Relação tudo Pode. A importância dos profissionais numa Instituição de Acolhimento de Crianças e Jovens.

Data: 03 a 14 de junho de 2019

Localização: Lares Nossa Senhora dos Anjos

Descrição: Programa de 3 sessões 9(h), destinado a profissionais de Instituições de Acolhimento de Crianças e Jovens com os seguintes objetivos:

– Dotar os profissionais de competências/estratégias que permitam reconhecer, compreender e lidar com crianças e jovens com dificuldades ao nível da gestão emocional e comportamental em contexto de acolhimento;

– Promover a aquisição de conhecimentos e procedimentos sobre as variáveis de natureza relacional, enquanto fatores de motivação e mudança;

– Testar o papel das variáveis relacionais enquanto ingredientes ativos na promoção da mudança comportamental e relacional desejadas;

Maio 2019

Atividade “Entrelaçar”

15 Maio, 2019

Data de realização: 15 de maio de 2019

Local: Escola Básica Integrada de Água de Pau

Público-Alvo: Alunos e Famílias da Escola Básica Integrada de Água de Pau

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Família, o Encontro Regional Açores 2019, promovido pelo Comissariado dos Açores para a Infância, proporcionou às famílias de Água de Pau uma atividade lúdico-pedagógica, intitulada “Entrelaçar”

Esta atividade resultou da articulação entre a Direção Regional da Solidariedade Social, os profissionais do Clube Desportivo Escolar de Água de Pau da Escola Básica Integrada de Água de Pau, do CDIJA e do Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica!

Oficina de Formação: Missão 3G

14 Maio, 2019 - 28 Maio, 2019

Título: Missão 3G: Gerir comportamentos, Gerir conflitos e Gerir emoções!

Data: 14, 21 e 28 de maio de 2019

Localização: Casa do Povo de Água de Pau

Descrição: Programa de 3 sessões 9(h), destinado a profissionais da Casa de Povo de Água de Pau: Centros de Atividades de Tempos Livres, Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil e Creche.

III Simpósio CDIJA: Violência sobre crianças e jovens

10 Maio, 2019

Título: Violência sobre crianças e jovens.

Data: 10 de maio 2019

Localização: Anfiteatro da Escola Superior de Saúde (UAc)

Organização: CDIJA – Centro de Desenvolvimento InfantoJuvenil dos Açores

Valor de inscrição: 10€
O pagamento deverá ser feito por transferência bancária para o NIB: 0046 017400 600 2910 2430

Nota: As inscrições são limitadas às vagas existentes e são preenchidas por ordem de inscrição.
Em caso de desistência, não haverá lugar à devolução do valor da inscrição.

O comprovativo de pagamento deverá ser entregue aquando o levantamento da documentação do Simpósio.

Abril 2019

I Congresso Internacional da Dislex nos Açores

29 Abril, 2019

Data de realização: 29 de abril de 2019

Local: Hospital do Divino Espírito Santo

Organização: Dislex com a presença do CDIJA na Apresentação de Casos Clínicos

As Dimensões dos Jogos Tradicionais

27 Abril, 2019

Data de realização: 27 de abril de 2019

Local: Edifício Polivalente Ponta Garça

Público-Alvo: Comunidade em geral (famílias)

Objetivos: Envolver a comunidade e promover um dia lúdico, entre famílias, destacando a importância da cooperação, união e sentimento de pertença.

Março 2019

Relações Interpessoais e controlo da vida emocional

7 Março, 2019 - 8 Março, 2019

Data: Março 2019

Localização: Escola Secundária Domingos Rebelo

Descrição: Promover as várias dimensões da inteligência emocional como fatores de proteção e de promoção de saúde e bem-estar em jovens do 9ºano.

Dezembro 2018

Coletânea: “Ai, ai, ai…Tenho Medo” 6 histórias de arrepiar!

17 Dezembro, 2018

Data: Dezembro de 2018

Localização: Biblioteca da Escola Secundária Antero de Quental

Descrição: Lançamento de 6 contos infantis destinados a trabalhar medos mais comuns na infância. Evento aberto à comunidade (pais, educadores/cuidadores e professores)

Bem lhe Quero, Bem lhe Faço – Conversando sobre o Desenvolvimento Infantil

6 Dezembro, 2018

Formadores: Dra. Marta Santos, Dra. Kelly Soares; Dra. Catarina Garcia e Dra. Liliana Almeida

Público-alvo: Profissionais de Medicina Geral e Familiar, Enfermagem, Técnicos Superiores de Saúde da USISM.

Data de realização e Local: dezembro de 2018, Ponta Delgada.

Objetivos principais: Análise de casos clínicos com ênfase nos sinais de alerta na área do desenvolvimento e comportamento infantil dos 0 aos 9 anos de idade.

Novembro 2018

Oficina de Formação: Consciencializar para o Uso das Redes Sociais

30 Novembro, 2018 - 30 Junho, 2019

Data: Novembro de 2018 a Junho de 2019

Localização: Escola Básica e Secundária de Água de Pau

Descrição: Programa de 15 sessões (12h), destinado a alunos do 5º e 6º ano de escolaridade, com o objetivo de promover o uso consciente das redes sociais, bem como promover as relações interpessoais naturais e saudáveis entre as crianças/jovens.

Oficina de Formação: A Relação tudo Pode

1 Novembro, 2018 - 30 Maio, 2019

Título: A Relação tudo Pode. A importância do Pessoal Não Docente enquanto Agente Facilitador no Contexto Educativo.

Data: Novembro de 2018 a Maio de 2019

Localização: Cooperativa de Ensino A Colmeia

Descrição: Programa de 3 sessões (12h), destinado ao Pessoal Não Docente do Estabelecimento de Ensino, com o objetivo de promover a aquisição de conhecimentos e competências sobre as variáveis de natureza relacional, enquanto fatores de motivação e mudança;

Oficina de Formação: Gestão Emocional e de Conflitos em Contexto Escolar

1 Novembro, 2018 - 30 Março, 2019

Título: Gestão Emocional e de Conflitos em Contexto Escolar | O Assistente Operacional enquanto Agente Facilitador

Data: Novembro de 2018 a Março de 2019

Localização: Escola Básica e Secundária de Água de Pau

Descrição: Programa de 10 sessões (15h), destinado aos assistentes operacionais com o objetivo de promover competências/estratégias que permitam reconhecer, compreender e lidar com alunos com dificuldades ao nível da gestão emocional e comportamental em contexto escolar.

Julho 2018

Como soa a minha voz?

30 Julho, 2018

Formadores: Dra. Joana Raposo e Dra. Liliana Almeida.

Público-alvo: Docentes da EB1/JI da Maia.

Local e Data de realização: Escola Básica Integrada da Maia; julho de 2018.

Objetivos principais:  Sensibilizar para a relação entre a voz e a identidade de cada indivíduo; analisar o impacto da voz no outro; esclarecer a diferença entre mau uso e abuso vocal; clarificar quais os sintomas/sinais de alerta; fornecer estratégias para promover uma boa qualidade vocal, em contexto de sala de aula;

Duração da sessão (horas): 3h.

Junho 2018

Brinca e Lê: Programa Comunitário de Intervenção em grupo nas Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita

18 Junho, 2018 12:00 am

Tema: “Brinca e lê”: Programa comunitário de intervenção em grupo nas dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita.

Formadores: Ana Duarte, Patrícia Rodrigues (Terapeutas da Fala), Tiago Medeiros e Patrícia Matos (Psicólogos).

Público Alvo: Crianças do 1ºciclo com dificuldades na leitura e escrita.

Local e data de realização: Junta de Freguesia de Rabo de Peixe; A fase de rastreios iniciou-se a 6 de fevereiro de 2018. As sessões de treino em grupo irão decorrer semanalmente até ao final do ano lectivo.

Número de participantes: 20.

Objetivos Principais: estimular a motivação e o interesse da leitura e escrita, para a sua concretização adequada; promover a participação dos pais no dia-a-dia escolar dos seus filhos.

Duração da sessão (horas): após os rastreios, as crianças selecionadas terão sessões de uma hora, uma vez por semana, com dois grupos de cinco crianças para cada terapeuta da fala. Concomitantemente, numa outra sala, a psicóloga Patrícia Matos promove sessões de grupo com os familiares das respetivas crianças.

Abril 2018

Otimismo: Relações Interpessoais e Controlo da Vida Emocional

30 Abril, 2018

Formadores: Dr. João Lopes e Dra. Patrícia Matos.

Público Alvo: Alunos do 9ºano.

Local e data de realização: Escola Secundária Domingos Rebelo; abril de 2018 (90 min)

Objetivos Principais: promover as várias dimensões da inteligência emocional.

 

Vitória, vitória… que comece a história! – A importância da leitura no desenvolvimento da linguagem

24 Abril, 2018

Formadores: Dra. Joana Raposo e Dra. Rita Freitas.

Público-alvo: Professores/educadores, estudantes do curso de educação básica, estudantes do curso profissional de Técnicos de Ação Educativa, Técnicos de Ação Educativa, Pais/encarregados de educação e outros interessados.

Local e Data de realização: Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (Ribeira Grande), abril de 2018;

Objetivos principais: Explorar e desconstruir os diferentes domínios da linguagem; explorar atividades que estimulem os domínios da linguagem; contextualizar as diferentes etapas do desenvolvimento das competências do conto e reconto de histórias; fornecer estratégias/sugestões que potenciem o desenvolvimento da leitura.

Duração da sessão: 2h.

Missão Impossível 2018: Ensinar e Disciplinar

20 Abril, 2018

Formador: Diretora Clínica do CDIJA, Psiquiatra de Infância e Adolescência, Dra. Bárbara Romão.

Público-alvo: Docentes da EBI de Rabo de Peixe

Local e data de realização: EBI Rabo de Peixe, abril.

Objetivos principais: O tema da Indisciplina, por preocupar tanto a comunidade escolar como a saúde mental, foi a 20 de abril foco de reflexão por estes dois ângulos, tornado possível pela estreita articulação entre o CDIJA e a EBI de Rabo de Peixe.

Duração da sessão (horas): 2h.

Autismo – Capacitação de Agentes Facilitadores

16 Abril, 2018

Formadores: Dra. Carolina Arruda, Dra. Graciete Marques e Dra. Rute Ferreira.

Público Alvo: Pais, Professores, Educadores, Profissionais de Saúde, Público em Geral.

Local e data de realização: Associação de Juventude da Candelária, abril de 2018.

Objetivos Principais: apresentar sinais de alerta no desenvolvimento infantil e promover formas/estratégias de estabelecer interação com a criança com o transtorno do espectro autista e a importância da valorização das suas conquistas.

Duração da sessão (horas): 90 minutos.

 

Bem lhe Quero, Bem lhe Faço

9 Abril, 2018 - 2 Maio, 2018

Formadores: Dra. Ana Duarte, Dra. Liliana Almeida, Dra. Raquel Cordeiro, Dra. Vanessa Pereira, Dra. Carolina Arruda e DR. João Lopes.

Público Alvo: Pais, Professores, Educadores, Profissionais de Saúde, Público em Geral.

Local 1 e data de realização: Auditório da Povoação, abril de 2018;

Local 2 e data de realização: Auditório Cine Vale Formoso das Furnas, abril de 2018.

Local 3 e data de realização: Auditório da Escola Secundária de Lagoa, maio de 2018.

Objetivos Principais: Fornecer conhecimento teórico-prático sobre os marcos normativos do desenvolvimento infantil: desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial; -Informar sobre sinais de alerta em cada estádio do desenvolvimento infantil: dos 0 aos 3; dos 3 aos 6 e dos 6 aos 9 anos de idade;

Duração da sessão (horas): 90 minutos cada sessão.

Educação para a Convivência – A importância do Assistente Operacional

1 Abril, 2018 - 30 Outubro, 2018

Formadores: Dra. Júlia Raposo, Dra. Patrícia Matos, Dra. Sara Soares Medeiros e Dra. Ana Cristina Nunes.

Público-alvo: Assistentes operacionais do 1º ciclo.

Local 1 e Data de realização: Escola Básica Integrada da Maia, abril de 2018 (3h)

Local 2 e Data de realização: Escola Básica Integrada da Maia, junho de 2018 (3h)

Local 3 e Data de realização: Escola Básica Integrada de Água de Pau, outubro de 2018 (3h)

Objetivos principais: Refletir acerca da importância do assistente operacional e das mudanças que ocorreram, no papel dos mesmos, ao longo dos anos; dotar os assistentes operacionais de recursos para lidarem com as situações/desafios que têm lugar no contexto escolar, através da adoção de estratégias de gestão emocional e de uma comunicação assertiva e positiva.

Março 2018

As redes sociais na Vida e na Saúde dos Jovens – Nós e as Redes Sociais

30 Março, 2018 - 2 Abril, 2018

Formadores/Dinamizadores:  Dra. Ana Cristina Nunes, Dra. Ana Carina Benevides e Dra. Vanessa Pereira.

Local 1 e data de realização: MEP – Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, 6. ª edição do Fórum de Relações Públicas, março de 2018 (1h). Dirigido a alunos e professores que frequentam e ministram os cursos de relações publicas e comunicação da MEP e comunidade em geral.

Local 2 e data de realização: MEP – Junta de Freguesia de S. Pedro (Vila Franca do Campo), abril de 2018 (2h). Dirigido à comunidade em geral.

Objetivos principais: refletir, sensibilizar e consciencializar sobre a utilização que os jovens/adultos fazem das Redes Sociais.

Gestão do Stress antes dos Exames

19 Março, 2018 - 22 Março, 2018

Formadores: Dr. João Lopes e Dra. Patrícia Matos.

Público Alvo: Alunos do 11ºano.

Local e data de realização: Escola Secundária Domingos Rebelo; março de 2018 (90min).

Objetivos Principais: Promoção de estratégias para controlo de ansiedade em situações geradoras de stress.

A Resistência ao Novo – Como interpretar e gerir oposição e comportamentos inadequados

12 Março, 2018 - 19 Março, 2018

Formadores: Dra. Mafalda Ponte e Dra. Pilar Mota.

Público Alvo: Profissionais dos Serviços Educativos da DRAIC.

Local e data de realização: Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas; março de 2018.

Objetivos Principais: adequar a comunicação ao público alvo (crianças dos 6 aos 12 anos de idade); aquisição de conhecimentos e treino de competências de intervenção, em contexto lúdico, com crianças com problemáticas do desenvolvimento e do comportamento.

Duração da ação (horas): 7h.

Relações Interpessoais, Otimismo e Controlo da Vida Emocional

7 Março, 2018 - 8 Março, 2018

Data de realização: 07 e 08 de março, 2018

Formadores: Dr. João Lopes, Dra. Patrícia Matos, Dra. Mafalda Ponte e Dra. Kelly Soares.

Público Alvo: Projeto Saúde Escolar – Alunos do 9ºano.

Local: Escola Secundária Domingos Rebelo; abril de 2018 (90 min)

Objetivos Principais: promover as várias dimensões da inteligência emocional.

Disciplinar na Adolescência

2 Março, 2018

Formadores: Dra. Sara Soares Medeiros.

Público Alvo: Pais.

Local e data de realização: Biblioteca da Escola Secundária das Laranjeiras; março de 2018.

Objetivos Principais: sensibilizar os pais para as mudanças que ocorrem na adolescência; dotar os pais de estratégias para lidar com um filho adolescente.

Duração da sessão (horas): 2h.

“Ai, ai, ai…tenho medo!”

1 Março, 2018 12:00 am

Tema: “Ai, ai, ai…tenho medo!”: Coleção de seis histórias sobre os medos mais comuns na infância.

Formadores: Rute Ferreira, Gina Rodrigues, Marilda Correia e Joana Raposo (Terapeutas da Fala), Rui Moniz, Nádia Hipólito, Maria João Câmara, Graciete Marques e Emília Macedo (Psicólogos).

Público Alvo: Pais, educadores/cuidadores e professores.

Local e data de realização: Polos do CDIJA: Ponta Delgada, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo; possível início a março de 2018.

Número de participantes: 50.

Objetivos Principais: aferir se as histórias construídas vão ao encontro das necessidades dos pais; criação de um espaço de partilha de experiências e de estratégias.

Duração da sessão (horas): Sessões de duas horas, aos sábados.

Janeiro 2018

Gestão Emocional e de Conflitos em Contexto Escolar

26 Janeiro, 2018 8:00 am - 13 Julho, 2018 5:00 pm
Escola Básica Integrada de Arrifes, Rua das Alminhas 52
Arrifes, Açores Portugal
+ Mapa do Google

Formadores: Maria João Câmara, Nádia Hipólito, Natacha Ricardo, Pilar Mota

Público Alvo: Professores e Assistentes Operacionais da Escola Básica Integrada de Arrifes (2 grupos diferentes, intercalados quinzenalmente)

Número de participantes: 30 (15 assistentes operacionais e 15 professores).

Objetivos Principais: Esta ação surge no âmbito da parceria com a Rede Externa do Projeto de Combate à Violência e Promoção da Cidadania. Tem existido um aumento significativo de professores que se sentem bloqueados e desmotivados no exercício da sua função, não por falta de competências técnicas da sua área do saber, mas sim por falta de competências e estratégias pessoais e reacionais para lidar com os alunos. Para gerir emoções e comportamento geradores de conflito. A opção por uma oficina de formação prevê criar situações de socialização (roleplaying) para que os formandos projetem e partilhem as suas práticas efetivas, equacionando novas formas de interagir.

Objetiva-se que os formandos sejam dotados de competências/ estratégias que permitam reconhecer, compreender e lidar com alunos com dificuldades ao nível da gestão emocional e comportamental em contexto escolar.

Duração da sessão (horas): 30 horas (20h presenciais e 10h não presenciais).

Gestão Emocional e de Conflitos em Contexto Escolar (ação creditada pela DRE)

1 Janeiro, 2018 - 1 Julho, 2018

Formadores: Dra. Maria João Câmara, Dra. Nádia Hipólito, Dra. Natacha Ricardo, Dra. Pilar Mota.

Público Alvo: Professores e Assistentes Operacionais da Escola Básica Integrada de Arrifes (2 grupos diferentes, intercalados quinzenalmente).

Local e data de realização: Escola Básica Integrada de Arrifes; janeiro de 2018 a julho de 2018.

Objetivos Principais: Esta ação surge no âmbito da parceria com a Rede Externa do Projeto de Combate à Violência e Promoção da Cidadania. Tem existido um aumento significativo de professores que se sentem bloqueados e desmotivados no exercício da sua função, não por falta de competências técnicas da sua área do saber, mas sim por falta de competências e estratégias pessoais e reacionais para lidar com os alunos. Para gerir emoções e comportamento geradores de conflito. A opção por uma oficina de formação prevê criar situações de socialização (roleplaying) para que os formandos projetem e partilhem as suas práticas efetivas, equacionando novas formas de interagir.Objetiva-se que os formandos sejam dotados de competências/ estratégias que permitam reconhecer, compreender e lidar com alunos com dificuldades ao nível da gestão emocional e comportamental em contexto escolar.

Duração da sessão (horas): 30 horas (20h presenciais e 10h não presenciais).

Dezembro 2017

O ABC da Psicomotricidade

30 Dezembro, 2017

Formadores: Dra. Carolina Arruda e Dra. Marta Santos.

Público Alvo: Professores e Educadores da Escola Básica Vila Franca do Campo

Local e data de realização: Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo; dezembro de 2017.

Objetivos Principais: Esclarecer o que é a Psicomotricidade e quais as suas vertentes; identificar domínios de atuação do psicomotricista; identificar as incidências da terapia psicomotora; entender o desenvolvimento psicomotor da criança; reconhecer sinais de alerta no desenvolvimento psicomotor da criança e verificar a relação entre os fatores psicomotores e as aprendizagens escolares. Exposição e discussão de casos práticos nomeadamente disgrafia motora, perturbação de hiperatividade com défice de atenção e perturbação do espetro do autismo.

Duração da sessão (horas): 3 h.

Novembro 2017

Uma Birra e Agora? – Como gerir birras e comportamentos inadequados

22 Novembro, 2017 - 30 Novembro, 2018

Formadores: Dr. Rui Moniz, Dra Júlia Raposo; Dra. Maria João Câmara, Dra. Ana Cristina Nunes; Dra. Carmen Infante; Dra. Kelly Soares e Dr. Tiago Medeiros.

Público-alvo: Evento aberto ao público e evento dirigido a públicos específicos (educadores, auxiliares de infância)

Local 1 e Data de realização: S. Miguel, Ponta Delgada, Auditório CDIJA, março de 2016

Local 2 e Data de realização: S. Miguel, Lagoa, Biblioteca Muni. Tomaz Borba Vieira, abril de 2016

Local 3 e Data de realização: Faial, Horta, Sala CDIJA, junho de 2016

Local 4 e Data de realização: S. Miguel, P.Delgada, Creche Estrela-do-Mar – Rabo de Peixe; Novembro de 2017.

Objetivos principais: fornecer informação acerca da birra enquanto etapa do desenvolvimento; responsabilizar cuidadores para a gestão/ prevenção das birras; sensibilizar para o uso de uma comunicação e relacionamento com as crianças promotores de um desenvolvimento com bem-estar psicológico.

Duração da ação (horas): 4h.

Outubro 2017

Comunicação Aumentativa e Alternativa

14 Outubro, 2017

Formadores: Dra. Patrícia

Público Alvo: Evento aberto à Comunidade

Local e data de realização: Faial, Horta, sala CDIJA, outubro 2017

Duração da sessão (horas): 2h

A Escola na Vida da Criança

1 Outubro, 2017 - 30 Novembro, 2017

Formadores: Dra. Júlia RaposoDra. Kelly Soares e Dra. Sara Medeiros Soares.

Público-alvo: Pais de crianças com 3 a 5 anos de idade.

Local 1 e Data de realização: Casa do Povo do Porto Formoso, outubro de 2017

Local 2 e Data de realização: Escola de São Brás, outubro de 2017

Local 3 e Data de realização: Escola Básica Integrada da Maia, novembro de 2017

Objetivos principais:  sensibilizar para a importância da relação casa-escola; sensibilizar para a importância do Pré-escolar; sensibilizar para a importância da comunicação positiva entre pais e filhos; promover a autonomia da criança; promover a implementação de regras, limites, castigos e recompensas.

Duração da sessão (horas):  3h.

Agosto 2017

Como gerir comportamentos inadequados: O Papel dos Pais Sociais

1 Agosto, 2017

Formadores: Dra. Emília Macedo e Dra. Júlia Raposo.

Público-alvo: Assistentes operacionais e assistente social de um Lar de Crianças e Jovens.

Data de realização e Local: agosto de 2017, Ponta Delgada.

Objetivos principais: reconhecer a importância das práticas dos pais sociais para o bem-estar das crianças e adolescentes institucionalizados; conhecer e colocar em prática algumas estratégias educativas positivas.

Duração da sessão (horas): 4h.

Maio 2017

II Simpósio CDIJA: Perturbação do Sono na Infância e na Adolescência

29 Maio, 2017

Data: Maio 2017

Localização: Auditório do CDIJA, S. Miguel

Descrição: Evento aberto à comunidade

I Colóquio CDIJA: Cuidados de Proximidade na Saúde InfantoJuvenil

26 Maio, 2017

Data: Maio de 2017

Localização: Auditório do Hospital da Horta, Faial

Descrição: Evento aberto à comunidade

Comportamentos Autolesivos e Suicidários

6 Maio, 2017

Formador: Dra. Maria Laureano, Psiquiatra de Infância e Adolescência

Público-alvo: Aberto à Comunidade

Local e data de realização: Escola Secundária Domingos Rebelo, maio 2017

Objetivos Principais: Dar a conhecer o significado de comportamentos autolesivos à luz das tarefas na adolescência; os comportamentos autolesivos não suicidários; fatores de risco; o perfil do adolescente e a relação existente entre comportamentos autolesivos não suicidários e comportamentos suicidários. Alertar para a importância da avaliação do risco e partilhar medidas práticas em diversos contextos como intervenção nesta problemática.

Duração da sessão (horas): 2h.

Abril 2017

Estimulação Psicomotora Global

30 Abril, 2017

Público-alvo: Alunos do pré-escolar

Local e Data de realização: ATL dos Flamengos, abril de 2017;

Objetivos principais: Realização de atividades práticas, de desenvolvimento de diversas capacidades psicomotoras, promotoras de aprendizagens escolares. Abordagem de aprendizagem cooperativa, levando a que as crianças compreendessem que o trabalho de equipa permite melhorar os resultados globais de todos.

Público Alvo: Crianças dos 6 aos 8 anos

Duração da sessão: 2h

 

 

 

Saúde e Bem-Estar – A Importância do Eu

5 Abril, 2017

Formadores: Dra. Marta Lima Santos e Dr. Tiago Medeiros.

Público Alvo: alunos do 7º ano

Local e data de realização: Feira da Saúde da EBI de Rabo de Peixe, abril.

Objetivos Principais: Refletir acerca da saúde nas suas diferentes áreas – física, mental e social – e da forma como estas se interligam, enfatizando a importância do Eu, em sociedade, na determinação de comportamentos promotores da saúde e do bem-estar.

Duração da sessão (horas): 3h.

Outubro 2016

Ação de Sensibilização sobre a Valência de Psicomotricidade

28 Outubro, 2016

Público-alvo: Alunos do pré-escolar

Local e Data de realização: Faial, Horta, sala CDIJA, outubro de 2016;

Objetivos principais: Clarificar e informar a comunidade acerca da importância e benefícios que a psicomotricidade pode proporcionar ao nível do desenvolvimento infanto-juvenil, compreender os âmbitos e métodos de atuação em psicomotricidade.

Público Alvo: Aberto à Comunidade em geral.

Duração da sessão: 2h

Janeiro 2016

Saúde Vocal – Maus usos e abusos vocais na infância

30 Janeiro, 2016 - 30 Abril, 2017

Público-alvo: Alunos do pré-escolar

Local 1 e Data de realização: Projeto Saúde Escolar, EBI Rabo de Peixe, janeiro de 2016;

Local 2 e Data de realização: Projeto Saúde Escolar, EBI Ginetes, abril de 2017;

Objetivos principais: Breve reflexão sobre a importância da voz e conhecimento do seu mecanismo de produção. Consciencialização sobre maus usos e comportamentos adequados para a saúde vocal. Breve introdução a exercícios de aquecimento vocal e relaxamento muscular importantes para manter a saúde vocal e do aparelho fonoarticulatório.

Duração da sessão: 90 min

Junho 2012

À conversa com… Eduardo Sá

23 Junho, 2012

Localização: Auditório do CDIJA, S. Miguel

Descrição: Evento aberto à comunidade

Maio 2011

I Simpósio CDIJA: Perturbação do Desenvolvimento?

27 Maio, 2011

Data: 27 maio

Localização: Auditório do CDIJA, S. Miguel

Descrição: Evento aberto à comunidade

+ Exportar eventos